domingo, 30 de outubro de 2011

A MULHER MAIS RAPIDA DO PAN DO MEXICO É BRASILEIRA!


Negra, cabelos encaracolados, olhos castanhos esverdeados, unhas bem feitas, jeito simpático e o porte elegante de quem sabe o quanto é bela e é competente no que faz. Top model internacional? Não, pelo menos por enquanto. Mas esta descrição se encaixa no perfil da atleta Rosângela Cristina Oliveira Santos, que brilhou na noite desta terça-feira, no Estádio de Atletismo de Zapopan, na Grande Guadalajara. Ela venceu os 100m dos Jogos Pan-Americanos, no tempo de 11s22, a melhor marca de sua vida. Em segundo, ficou Barbara Pierre, dos EUA, com 11s25, e em terceiro, Shakera Reece, de Barbados, com 11s26.

Foi também o primeiro ouro pan-americano de Rosângela, que se tornou a segunda atleta do Brasil a já ter vencido esta prova. A primeira foi Esmeralda de Jesus, em Caracas-1983. O mais curioso na trajetória desta carioca da Zona Oeste do Rio é que ela nasceu em Washington nos EUA, a 20 de dezembro de 1990, filha de pais brasileiros que tinham ido trabalhar naquele país. Sua volta ao Brasil se deu de forma casual.

FOTOGALERIA: Belas imagens de Rosângela e da vitória no Pan

- Fui para o Brasil com um ano, porque tive uma pneumonia muito forte - contou. - Fui criada em Padre Miguel e com nove anos comecei no atletismo.

Nova princesa do atletismo brasileiro, Rosângela tem sangue azul no mundo do samba. Seu avô, Orozimbode Oliveira, foi um dos fundadores da escola de samba Mocidade Independente de Padre Miguel.

- Meu avô tem 89 anos e é saudável. Deve estar firme assistindo a tudo pela TV - imaginou.

Meu sonho é ser passista (no carnaval do Rio), mas minha tia não deixa por causa do tipo de fantasia. Toda minha família é ligada à Mocidade de Padre Miguel

Quando começam os ensaios das escolas de samba, no segundo semestre, Rosângela pode ser vista sambando na quadra da Mocidade:

- Meu sonho é ser passista, mas minha tia (Maria das Graças) não deixa por causa do tipo de fantasia. Toda minha família é ligada à Mocidade. Foi em Padre Miguel, bairro da escola verde e branca, que a atleta começou a treinar na Vila Olímpica mantida pela Prefeitura. Em 2008, nos Jogos Olímpicos de Pequim, fez parte do revezamento 4x100m que terminou em quarto lugar.

- Nos dois últimos anos, sofri muitas lesóes e me desmotivei. Mas dei a volta por cima. Agradeço ao meu treinador Paulo Servo e à minha tia Maria das Graças - afirmou. - Eu não iria vir para o Pan, porque havia treinando visando ao Mundial de agosto (na Coreia do Sul). Eu estava com fadiga muscular, mas a própria confederação me incentivou a vir.

Segundo a velocista, a prova foi muito forte:

-Nem dá para lembrar direito. Foi muito rápido. Havia a americana e a menina de Barbados à minha frente, em sabia que tinha de conseguir passar por elas. Felizmente, consegui.

Agora nesta quinta-feira ela vai disputar as eliminatórias do 4x100m, cuja final será na sexta-feira. Aos 20 anos, Rosângela está cursando o terceiro período de educação física na Universidade Castello Branco. Nos poucos momentos livres, quando não está treinando ou competindo, ela mostra seu balanço:

- Aos sábados, vou à quadra sob o Viaduto de Madueira, curtir o baile de charme. Mas nem sempre dá para ir, por causa dos treinos.

Antes da prova dos 100m, a velocista disse que estava ouvindo Beyoncé. Quando jornalistas lhe perguntaram se não pensara em ser modelo, disse que nunca havia pensado, mas até que achou boa a ideia.

- Não. Nunca pensei. Mas sou vaidosa. Quem sabe? Um trabalho de modelo por fora não seria nada mal. Fiquei uma hora para fazer todo esse penteado - riu. - Gosto de me cuidar, para para aparecer bem na foto. Vou pensar no caso...

Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/esportes/mat/2011/10/26/rosangela-santos-nova-princesa-do-atletismo-brasileiro-925662045.asp#ixzz1cJPNkjsB © 1996 - 2011. Todos os direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A.

Nenhum comentário: